Dicas de Assepsia do Couro Cabeludo e Lavagem dos Cabelos

Oi Gente!

Repararam como gastamos pequenas fortunas com os cabelos? Eu que participo de alguns grupos capilares em redes sociais vejo fotos de meninas com verdadeiras fortunas em formato de cremes, shampoos e óleos. Sempre nos preocupamos muito com o aspecto dos fios, mas será que estamos prestando a devida atenção aos cuidados com o couro cabeludo?




A única parte viva do nosso cabelo é o couro cabeludo .Fios são células mortas compostas predominantemente por queratina (proteína). No couro cabeludo existem os bulbos capilares, regiões de nascimento dos pelos e que de fato transporta os nutrientes e o sebo ao fio de cabelo.




Imagem: reprodução


Pois bem, essa região precisa se manter livre de sujeira, oleosidade excessiva e fungos para não sofrer obstruções na saída do fio ou para não prejudicar a microcirculação sanguínea, comprometendo assim a nutrição do fio. De nada adianta investir em produtos caríssimos para os fios se estamos transformando o nosso couro cabeludo em um condomínio de fungos e bactérias, e olha que isso é muito mais comum do que imaginamos. Aposto que você enfia a unha no couro e sai aquele sebiiinhoo, hahahahahah!!! Gente, cabelo com couro cabeludo seboso não cresce, o meu mesmo só começou a crescer quando eu resolvi acabar com o excesso de petróleo do corpo usando anticoncepcionais adequados.

Abaixo uma fotinha horrenda e proposital, para você tomar um choque e saber como está o seu couro cabeludo ensebado nesse momento, hahahaah! Toma logo uma providência! Qual cabelo vai crescer bem nessa ilha de nojeira?




Encontrei dois vídeos muito bacanas da minha musa Isabella Fiorentino, modelo e apresentadora do divertidíssimo programa "Esquadrão da Moda" do SBT. Nesses vídeos ela ensina uma receita muito simples para a higienização do couro cabeludo, e no outro vídeo como otimizar a lavagem dos cabelos. Mas atentem que a dica de diluir o shampoo ainda é controverso (o famoso salão Spa Dios de SP adota esse procedimento) porque as pessoas alegam alterar a fórmula dos produtos. Na minha cabeça você automaticamente altera a fórmula do shampoo quando coloca ele nos fios enxarcados, portanto, não tem diferença alguma se você dilui ele um pouco em água antes de colocar na sua cabeça já molhada. Só não façam diluições e "batizamentos" de produtos dentro do frasco do produto original, usem um vasilhame à parte e para uso imediato.

Eu ainda não adotei uma rotina séria pra a saúde do couro cabeludo (shame on me), mas em breve eu vou me organizar e conto para vocês como estou fazendo e com quais produtos estou fazendo, ok? No mais, já vou adotar as dicas dos dois vídeos a seguir:

Vídeo 1: Cuidado do couro cabeludo



Vídeo 2: Lavagem dos Cabelos






Esses dois vídeos são feitos com a consultoria do salão Spa Dios de São Paulo, um famoso centro de terapia capilar frequentado por muitas famosas e RYCAS. Então tá né? Eu que sou pobrinha vou imitar! HAHAHAH!

Beijos!

4 comentários :

  1. Estou sem placa de som, fiquei super curiosa =(.
    Gostei da sua postagem, precisamos ter uma rotina de cuidados para cabelo e couro cabeludo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sônia, meu cabelo está desabando devido ao estresse agora do final do mestrado. Já perdi quase 5 quilos também, a coisa tá feia. Estou querendo adquirir aquele "Jamaican Black Castor Oil" porque ele tem o óleo de rícino junto com extratos de alho, cebola, jaborandi e vitamina E, por isso ele é tão bom , muito completo. Vou ver se consigo comprar pelo Ebay. Depois comento aqui. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o poste e so agora apendi a limpar o meu coro cabeludo,
    bjoss

    ResponderExcluir
  4. Mayara, essa parte é importantíssima na manutenção da saúde dos cabelos, de nada adianta apenas se preocupar com os fios. Você pode usar vinagre de maça vermelha normal mesmo a alecrim desidratado para fazer a limpeza do couro.

    Bjs!

    ResponderExcluir