Banho de óleo indiano e umectação capilar

Nessa minha andanças "internetísticas" (acabei de inventar uma neologia, kkkkk) em busca de procedimentos e produtos para melhorar a saúde do couro cabeludo, acabei descobrindo que a umectação capilar de que tanto falamos nos blogs de cabelos na verdade é uma variação de uma técnica milenar e tradicional da cultura indiana: a massagem "Ayurvedic Indian Head Massage" ou "Champi Massage".



Imagem: reprodução


Ou pelo menos, DEVERIA SER. As mulheres indianas cultuam a vasta cabeleira como algo sagrado e apenas utilizam produtos naturais e extratos vegetais para os seus cuidados. Como exemplo da sua influência, se popularizou no Ocidente o uso de henna para tingimento e de óleos vegetais para cuidados terapêuticos do couro cabeludo e dos fios. Aqui na blogosfera brasileira as meninas acabam citando a umectação apenas como uma aplicação de óleo vegetais puros nos fios ressecados, mas acho que a eficiência do métodos e o sucesso do cabelos das indianas se deve ao fato de que elas utilizam os óleos vegetais no couro, em abundância, aplicando técnicas de massagem que produzem efeitos terapêuticos como o aumento da circulação sanguínea do couro cabeludo e a conseguinte melhora na absorção dos nutrientes dos óleos vegetais, além da diminuição do estresse, melhora de dores e relaxamento. Eis um vídeo que mostra a aplicação da técnica:




Imagino que essa imagem de litros de óleo sendo despejados nos cabelos deva dar calafrios e coceiras em pessoas com raíz oleosa, heheheh, mas é inegável que o efeito terapêutico deva compensar qualquer coisa. Para as meninas com problemas de couro cabeludo como descamação, ressecamento e cabelos fragilizados acho que isso deve ajudar bastante. Ás vezes o couro cabeludo é mais  oleoso do que deve devido um problema na regulação da produção de sebo que pode ser do interno ou externo, e se for externo essas técnicas ajudam.

Imagem: reprodução


Um dos óleos vegetais puros mais utilizados nessa técnica é o óleo de coco e o de gengibre. O de coco é bem popular e pode ser encontrado em casas de produtos naturais ou em lojinhas de produtos naturais pela internet, como no site Sabão e Glicerina (não recebo por isso, apenas quero deixar a dica).

Outro produto que eu to LOUCA para poder conseguir é o famoso "Jamaican Black Castor Oil", um óleo de rícino "bombado" com outros extratos vegetais e vitaminas que opera verdadeiros milagres nos cabelos fracos e em cabeças inclusive com partes carecas! Joguem no Google "Jamaican Black Castor Oil Before-After" e se surpreendam com os resultados...

Imagem: reprodução

Pretendo adotar a massagem no couro cabeludo com óleo de coco também, acho que vai dar uma força aos meus fios fracos e ajudar também a relaxar essa minha mente inquieta, hehehhe. Acho que não tem referência mais bonita de cabelo forte e saudável do que o das indianas, não? Tudo lindo, preto, lustrando e saudável!

Beijos!

3 comentários :

  1. Ola, adorei esse poste e gostaria de saber a onde eu compre esse oleo "Jamaican Black Castor Oil Before-After" e quanto custa?

    obrigada.
    mayara

    ResponderExcluir
  2. Oi Mayara!! Então, só achei para vender no ebay (www.ebay.com). O problema é que o frete está uma fortuna, então achei que não vale a pena comprar desse jeito, vou tentar pedir para alguma amiga que esteja de viagem aos EUA para poder trazer para mim. Ele custa cerca de U$ 10,00 0 frasco. Por enquanto vou me virando com o que temos por aqui mesmo, hehehe...

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha!
    Assim que poder faz uma visitinha lá no blog?
    http://tradicaofeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir